Primeiro Fórum Brincar
28 de abril de 2025
28 de abril de 2025
No dia 24 de abril, a Manga a Pé e o IPA Portugal organizaram o primeiro Fórum Brincar. Este encontro online foi o pontapé de saída para a criação de uma rede nacional para a promoção do brincar na infância, e foi uma experiência maravilhosa.
De todo o país, 11 entidades partilharam a sua história de promoção do brincar na infância. Ficou claro que temos uma coleção rica de experiências e muito trabalho feito no território nacional, frutos de uma dedicação, um entusiasmo e uma preseverança fora de série, e isto foi só o início!
Este é um mais passo para a criação de uma rede nacional de promoção, proteção e preservação do Brincar enquanto garante das vivências da infância e do direito a ser criança.
Parabéns a todas as entidades pelo extraordinário trabalho!
@mangaape, @ipa.pt, @gera_kairos, @escolalafora_forestschool, @rotinasselvagensassociacao, @dar_cavaco_ao_brincar, Tic Tac - associação de tempos livres, Jardim de Infância de Seide, EB1/PE Areeiro de Lombada, Direção Regional de Educação - Madeira, Junta de Freguesia da Misericórdia
27 de julho de 2024
Nos dias 4 e 5 de julho, a Manga a Pé esteve no 11º Encontro do Grupo de Trabalho "Brincar na Cidade Educadora", no Porto, a apresentar o demonstrador do seu programa para as escolas, o P31.
Este encontro reuniu mais de 30 municípios para partilhar conhecimento e experiências de introdução intencional de brincadeira livre no quotidiano das crianças, nomeadamente em contexto escolar.
Foi um enorme prazer assistir ao potencial do cruzamento entre as políticas públicas e o conhecimento académico e prático de quem estuda e promove o brincar.
Parabéns à Rede Territorial de Cidades Educadoras pela iniciativa, à cidade de Torres Vedras pela liderança deste grupo de trabalho e pelo trabalho que desenvolve nesse contexto, e ao Município do Porto pela organização de um evento muito bem sucedido.
1 de julho de 2024
Nos dias 28, 29 e 30 de junho, a Manga a Pé esteve com a Porto Ambiente no Greenfest Serralves a demonstrar um conceito de brincadeira sustentável com a oficina Brincar Circular.
Ao longo de três tardes, convidámos as crianças a brincar com materiais que pensavam que já tinham terminado a sua vida e que iam seguir para a reciclagem. Em vez disso, deram momentos de pura felicidade e de crescimento às muitas crianças que fizeram sopa de folhas, construíram percursos de água, inventaram carros de corrida, e muito, muito mais.
Não é preciso grandes produções para brincar. Basta tempo, espaço e permissão... e talvez os armários da cozinha.
5 de junho de 2024
As crianças estão a brincar? Aproveita para as conheceres melhor.
Clica nos comportamentos que conseguires observar: