ciência de brincar
a ciência já sabe muito sobre a brincadeira
a ciência já sabe muito sobre a brincadeira
Aqui apresentamos alguns resultados de artigos científicos sobre a brincadeira. Não são traduções dos artigos originais mas sim resumos dos argumentos e dos resultados que apresentam.
Os artigos originais podem ser consultados nos links indicados e contêm todos os detalhes e referências interessantes a outros trabalhos relacionados.
Neste artigo, o reconhecido especialista Peter Gray põe a brincadeira entre crianças de idades diferentes no contexto da evolução histórica e cultural do ser humano. O que se perde ao separar as crianças por idade para brincar e para aprender?
Fonte: The Special Value of Children's Age-Mixed Play
Peter Gray, 2007
American Journal of Play, volume 3, number 4
Jan 2023
Neste artigo os autores fazem uma revisão dos estudos existentes sobre os benefícios do recreio escolar no desenvolvimento, saúde e bem-estar das crianças. Também fazem o contraponto da importância da atividade livre no recreio com a crescente pressão dos resultados académicos. Quão importantes são os recreios escolares? O que ganhamos ao valorizá-los?
Fonte: The Crucial Role of Recess in Schools
Catherine L. Ramstetter, Robert Murray and Andrew S. Garner, 2010
Journal of School Health, November 2010, Vol. 80, No. 11
Mar 2023
Imagem © Arquivo AMTC