A escola é o local mais universal da infância. Todas as crianças vão à escola. Por isso, à luz de tudo o que se conhece sobre os benefícios da brincadeira livre e sobre as consequências negativas da sua privação, as escolas devem ser os locais com as melhores condições para brincar, tornando também universal o acesso a esta atividade, que é estrutural na infância.
Para muitas crianças, entre um horário muito preenchido e a impossibilidade de brincar na rua, a escola é o último reduto da brincadeira.
O direito a brincar está consagrado no Artigo 31º da Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas e foi daí que nasceu o nome do programa: porque visa criar as melhores condições possíveis para a brincadeira livre.
O Comité dos Direitos da Criança emitiu um Comentário Geral com informação sobre a importância fundamental da brincadeira e recomendações específicas para a implementação do direito a brincar por parte dos Estados. As escolas têm de ser agentes nesta mudança.
O potencial para a brincadeira livre nas escolas é inigualável. Têm espaço disponível, tempo já dedicado aos recreios e muitas crianças para brincar. Mas a que tipo de brincadeiras convidam? Tipicamente desprovidos de materiais e muitas vezes de permissão para brincar, os recreios escolares oferecem poucas possibilidades para criar brincadeiras ricas e inclusivas. São cerca de duas horas por dia com o potencial de criar as melhores memórias da infância, preenchidas com brincadeiras repetitivas e pouco imaginativas e frequentemente associadas a problemas de comportamento e a conflitos, por falta de recursos e de reconhecimento do valor da brincadeira.
Nas escolas faltam recursos materiais e permissão para brincar livremente.
Quando há boas condições para brincar, surgem oportunidades adequadas ao desenvolvimento e às necessidades das crianças e a brincadeira livre floresce. A integração de crianças de perfis e idades diferentes surge espontaneamente, há menos conflitos e as crianças estão mais ativas, mais felizes e mais disponíveis para aprender. Os recreios mudam e, com isso, provocam mudança.
Isto faz muito sentido se pensarmos que estamos a falar de uma atividade indissociável da infância. Devolvê-la às crianças é simplesmente corrigir algo que está mal.
O P31 é um programa que capacita as escolas para promover a brincadeira livre. Atua no espaço para brincar a nível de recursos materiais, na permissão para brincar a nível de capacitação, e na dotação de estratégias promotoras da participação por parte das crianças.
O espaço para brincar deve convidar a sonhar, inventar, construir. Para isso é preciso equipar os recreios com recursos materiais que ofereçam muitas possibilidades.
O P31 introduz materiais que as crianças podem manipular à vontade para criar o que quiserem e lhes dê jeito para as brincadeiras que inventam.
São materiais de fim aberto que, por isso, permitem infinitas possibilidades de brincadeira, estimulam a colaboração, o diálogo e a resolução de problemas, criam oportunidades para todas as crianças, promovem a imaginação e a criatividade e possibilitam brincadeiras complexas e desafiantes.
Introduzir materiais no recreio pode ser o pior pesadelo de uma escola se não for acompanhado da devida preparação. É preciso capacitar os adultos para participarem nesta transformação, para que saibam gerir e agir com confiança nas suas próprias capacidades.
Como parte do P31, os profissionais da escola aprendem sobre a natureza do brincar, sobre como supervisionar a brincadeira sem a condicionar, sobre segurança e sobre o seu papel na gestão do espaço de recreio.
O P31 também chama as famílias a conhecer o programa e os seus objetivos e a participar ativamente, fortalecendo os laços entre a escola e a sua comunidade, em benefício de todos.
Brincar rima com participar. A brincadeira é a área em que as crianças são os verdadeiros especialistas. É um tema que os mobiliza e que lhes desperta o máximo interesse, e isso faz da brincadeira o tema ideal para introduzir as ferramentas básicas da vida democrática e de cidadania. Se o recreio é das crianças, porque não serem elas próprias a geri-lo, a organizar-se para identificar problemas e experimentar soluções?
Com a ajuda dos professores e educadores, as crianças ganham voz nas temáticas que mais os implicam, dando cumprimento a outro importante artigo da Convenção dos Direitos da Criança que é frequentemente negligenciado, o direito a participar (Artigo 12º).
Este vídeo demonstra a nossa visão para todos os recreios escolares: ambientes que incentivam a brincar e a imaginar, com oportunidades para todos. Ambientes para crescer.
(vídeo atualizado em 09/01/2024)
Em 2023 realizámos uma edição do P31 numa escola do Porto com o objetivo de demonstrar que é possível introduzir a brincadeira livre numa escola.
Esta edição funcionou por sessões semanais supervisionadas por monitores cuja função era criar oportunidades para as crianças explorarem e brincarem livremente, assegurando as condições de segurança adequadas.
Durante as sessões, as crianças tiveram oportunidade de brincar com “peças soltas”: pneus, caixas, tubos, panos, baldes, paus, rede, bolas, garrafas, tachos, roupas, acessórios, etc. Não tendo, na sua maioria, função definida, estes materiais oferecem inúmeras possibilidades de brincadeira e criam oportunidades para todas as crianças, promovendo a imaginação e a criatividade, convidando a brincadeiras complexas e desafiantes, e estimulando a colaboração, o diálogo e a resolução de problemas.
A diferença entre esta edição demonstradora e o programa em si é que, nesta edição, foram os monitores da Manga a Pé que supervisionaram as sessões, em vez de darmos formação aos profissionais da escola. Além de tudo o resto, esta edição demonstrou a importância da formação para que a escola se aproprie dos conhecimentos, das estratégias e do valor de brincar.
Já está disponível o Relatório de Avaliação de Impacto da edição demonstradora do P31!
Autoria: Daniela Ferreira, PhD, e Juliana Valente, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Perguntámos: "Queres deixar alguma mensagem à Joana, ao Rodrigo ou à Susana?"
Obrigada!!!
Adorei o P31 :-)
Muito obrigada por ter feito esse projeto, foi muito legal brincar com vocês, amei me diverti, amei me sujar e amei brincar.
Gostei muito do P31 e quero que continue a haver sempre e que seja para todas as criança. Só quero que acabe quando houver algum problema na escola e não for possível haver P31. Gostei muito da vossa animação e das vossas atividades.
Gostei muito do P31, foi uma ideia muito gira
À Joana: adoro este projeto, gosto de brincar com os amigos, também gosto de construir e de te mostrar, e de cozinhar e encontrar bichos e pesquisar. Beijinhos
Eu adoro o P31. Beijinhos
Gostei muuuuito de estar com eles
Obrigada e voltem no próximo ano, por favor.
Gostei muito do P31 , eu quero fazer mais P31
À Joana: eu sei que fiz uma coisa perigosa mas concordo contigo, eu não devia fazer!
Um beijinho aos três e obrigada!😍♥️
Gostei muito dos dias que brinquei com vocês.
Obrigada por fazerem o P31.
Gosto muito de vocês
Obrigada!!!
Não sei...ihih
O P31 numa palavra para as crianças
Adorei o projeto! Espero que repitam no próximo ano letivo
Adorámos esta iniciativa e o o meu filho deu um feedback extremamente positivo. Por outro lado, estando o meu filho na mesma escola que a minha filha (mas em anos diferentes), foi um grande prazer para eles terem um espaço de brincadeira em conjunto na sua escola.
Acho que seria uma ótima ideia todos os anos haver este projeto.
Para nós, a escola ideal é a escola que estimula os sentidos, a criatividade e a autonomia, onde se aprende (a brincar) na e com a natureza
Minha filha adorou e toda semana fica ansiosa pra que chegue logo o dia do P31
Para ajudar nas questões sensoriais
A minha filha adorou e acho que este tipo de brincadeira é uma mais valia para a criatividade e capacidade de solucionar problemas.
Adorei, adorou!
agradeço muito, deveria ser algo normal em qualquer escola. seria bom tem mais dias durante a semana
Esta ideia foi incrível. Fiquei muito satisfeita.
Considero essencial para o desenvolvimento das crianças haver espaços para brincadeira livre, com materiais não convencionais e em contacto com a natureza, incluindo terra, água, etc. É importante que as crianças brinquem sem terem preocupação com o facto de se sujarem.
Estão de parabéns, poderia ser mais tempo livre para eles, acho que 1h é pouco
Muito obrigada por estas semanas fantásticas
É muito positivo brincarem ao faz de conta com materiais que as crianças à partida não selecionariam, e porque de facto julgo ser muito importante o contacto próximo com a natureza, muitas vezes as crianças não vem como sendo normal brincarem com água ou terra
Para que mantenham a alegria da antecipação das "quintas-feiras"!
A minha filha vêm muito contente no dia do P31
A minha filha adorou participar. As sextas ia toda contente para escola pois sabia que ia ter P31.
Obrigada pela oportunidade e pela ideia fantástica que tiveram. Continuem o bom trabalho!
Muito obrigada pela iniciativa e oportunidade desta experiência.
Obrigada pela oportunidade que deram aos nossos meninos!
Projeto em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto